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10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável

Você não deve tentar fazer todos os passos de uma vez e também não precisa seguir a ordem. Escolha aquele que será mais útil para você e procure segui-lo todos os dias. Caso em algum dia você não consiga, não desanime, tente novamente no dia seguinte. Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, então comece a tentar um outro.

1 - Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Tente comer 5 porções por dia.

2 - Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.

3 - Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo uma vez por semana. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. A digestão inicia na boca. Mastigar adequadamente os alimentos estimula a produção de saliva e mantém os alimentos em contato com a superfície da língua por mais tempo, favorecendo a percepção do sabor.

4 - Reduza o consumo de sal e tire o saleiro da mesa. O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue, que chamamos de hipertensão.

5 - Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas. Evite “beliscar”, isto vai ajudar você a controlar o peso.

6 - Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana.

7 - Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água!

8 - Aprecie a sua refeição. Coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV.

9 - Mantenha seu peso dentro de limites saudáveis – controle o seu IMC (entre 18,5 e 24,9 kg/m 2). O IMC (Índice de Massa Corporal) mostra se o seu peso está adequado para a sua altura. Calcule o seu IMC.

10 - Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba as escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

Fonte: http://apsredes.org/site2013/vocesaudavel/2013/04/03/10-passos-para-uma-alimentacao-saudavel/

Veja também:

• Alimentação Saudável para os Idosos

• Alimentação Saudável para os Crianças

• Cuidados na Compra dos Alimentos

 

 
   
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